segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

André Carneiro e as oficinas de Literatura

André Carneiro sempre esteve envolvido com as oficinas de literatura. Quando deixa São Paulo, em 1999, leva essa prática para Curitiba - cidade onde viveu seus últimos anos. Em 2001 passa a integrar a Confraria dos Escritores de Ficção Científica, de Curitiba, depois de realizar uma oficina a convite de seus fundadores. A saber: Bertoldo Schneider Jr., Clair Nery Cardoso, Sílvio Xavier e Carlos Machado. As reuniões aconteciam no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e tinham como dinâmicas reuniões mensais onde ocorria a leitura da obra de determinado autor, integrante do grupo, acrescidos dos comentários dos demais. Os principais objetivos das oficinas eram a qualidade e o aperfeiçoamento na arte da escrita, além do incentivo à leitura, à escrita e ao livre pensar. Segundo Mustafá Ali Kanso, amigo e integrante da oficina “...a presença de André Carneiro representava, invariavelmente, um insight. Uma inspiração. Ele materializava a máxima de William Yeats, não tendo a mínima pretensão de encher cântaros. Apenas o singelo propósito de encadear uma chama. E que cada um levasse seu combustível.” A partir de 2011, a Confraria dos Escritores de Ficção Científica passa a chamar-se Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro. O coordenador no início foi o próprio André Carneiro, secretariado por Carlos Alberto Machado. O referido secretariado, em 2007, passa a ser exercido por Mustafá Ali Kanso, o mesmo que, com o falecimento de André Carneiro, assumiu a coordenação. Mustafá esteve presente na primeira edição da Semana André Carneiro proferindo a palestra “Dimensões Criativas de André Carneiro”. Mustafá faleceu em 2017.  Das oficinas realizadas em Curitiba saíram textos premiados em concursos nacionais e que têm sido publicados em diversas antologias ao lado de grandes nomes da ficção científica nacional. O Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro encontra-se em plena atividade.

Saiba mais: Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro

Lançamento da primeira coletânea publicada 
pelo Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro, 
Bienal do Livro de São Paulo - 2010.

















3 comentários:

  1. Sou membro do Núcleo, atualmente coordenado pelo escritor Valter Cardoso, que dá seguimento ao maravilhoso trabalho iniciado por André Carneiro, sempre nos inspirando e motivando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Valter. Organizo aqui em Atibaia a Semana André Carneiro. Vamos pensar em formas de integrar os dois trabalhos. Me mande mensagem inbox na página da Semana AC.

      Excluir
  2. Na foto: O escritor e professor universitário Carlos Alberto Machado, o escritor André Carneiro, a escritora Alda Sonik, o escritor Mustafá Ali Kanso e o músico e Prof. Marcelo Carneiro.

    ResponderExcluir