quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Depoimento da colunista Ercília Bacci sobre André Carneiro

Na 6a edição da Semana André Carneiro, que ocorreu em maio de 2019, o destaque foi os setenta anos do jornal literário Tentativa. Para comemorar a data foi realizado um encarte, distribuído gratuitamente nas páginas do jornal O Atibaiense. Abaixo o texto enviado pela colunista Ercília Bacci.


No Casarão Julia Ferraz, em 21/07/2007, 
André Carneiro autografa “Quânticos da Incerteza” 
Foto de Ercília Bacci
















A “Volta ao Mundo” do atibaiense André Carneiro 

O livro “Quânticos da Incerteza” de André Carneiro incentivou-me, num passado recente, a entender a caminhada do grande intelectual atibaiense. Eu o conhecia, como se conheciam as pessoas na pequeníssima Atibaia, de poucos habitantes, na década de 1950. Todos sabiam onde residia determinada pessoa, quem eram os seus familiares, os seus afazeres. Era comum o cumprimento nas ruas, com o bom dia, boa tarde...Permitiu-me essa obra organizado por Osvaldo Duarte, com a coordenadoria editorial de Araceles Stamatiu, lançado dia 21 de julho de 2007, no Casarão “Júlia Ferraz”, na administração do prefeito José Roberto Trícoli, não só entender um pouco mais. André Carneiro e suas obras no campo das artes, literatura, cinema, fotografia, psicologia, vasta bibliografia. Passei a questionar por que Atibaia demorou tanto em conhecê-lo? Merecedor de reverências por parte de ícones da cultura do Brasil e exterior?

André Carneiro era um homem elegante. O comercio de ferragem da família, na Rua Benedito de Almeida Bueno, a “Casa Recaredo”, referenciava a seu pai Recaredo Granja Carneiro. Surpreendeu a todos da cidade quando a família ergueu um alto muro em frente à própria residência, localizada ao lado do estabelecimento comercial. E isso deu o que falar! Críticas surgiram sobre essa atitude, e ninguém tendo nada a ver com isso! Nascido em Atibaia dia 9 de maio de 1922, onde fez os estudos iniciais, rumou a São Paulo, foi aluno interno do Colégio Marista. Volta para a cidade natal, cria com César Mêmolo Jr. a Biblioteca Pública de Atibaia repassada posteriormente à Prefeitura. Fundou o Clube de Cinema e promoveu com Ruth Diem e sua irmã Dulce encontros e exposições culturais, assim trouxe para Atibaia intelectuais, artistas como Aldemir Martins, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e outros. E eu, nascida e criada em Canedos, muito jovem, sinto que por aí estava uma das barreiras de não ter conhecido mais cedo o intelectual que se projetava. Com a família, atrelada ao trabalho de meu pai, alambiqueiro, que se tornou comerciante, chegamos de mudança em Atibaia em meados da década dos anos 1956. Fiz curso Técnico de Comércio, mas voltada à escola pública, a Major Juvenal Alvim e cursar o Normal. Havia vestibulinho para seu acesso. E assim aconteceu.

Com Dulce Carneiro e César Mêmolo Jr, fundou o jornal “Tentativa” em 1949, tendo colunistas e colaboradores ilustres, personagens do meio artístico/cultural do cenário nacional. Nesse período, atuou em jornais locais “O Atibaiense” e a “Gazeta de Atibaia”, escreve o primeiro livro, “Ângulo e Face” trava contatos com Sérgio Milliet, Cassiano Ricardo, Murilo Mendes, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade. Nos anos seguintes faz literatura, fotografia e cinema tendo sido premiado no Brasil, França, Holanda Itália e Inglaterra. Na literatura, tem obras publicadas na Espanha, Argentina, França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália, Bulgária, Suécia, Rússia, Japão e Estados Unidos. Recebeu inúmeros prêmios de relevância mundial. Foi membro de sociedades artísticas e científicas, integrou a Parapsychogical Association, a Science Fiction and Fantasy e a Academie Ansaldi, de Paris. Publicou o Manual de hipnose e O mundo misterioso do hipnotismo, no gênero ensaio. Com o título “A Geração 45 - Através do Jornal Tentativa”, o periódico “Tentativa” tornou-se arquivo público do Estado de São Paulo, do então governador Cláudio Lembo, em 2006, em  publicação fac-símile, realizada pela Prefeitura de Atibaia, com suporte técnico e parceria do Arquivo do Estado de São Paulo.

Em uma das páginas de abertura, da primeira edição do “A Geração 45 - Através do Jornal Tentativa”, André Carneiro comenta: “Para quem ama e tem vivido a arte literária (e outras), ‘Tentativa’ foi isso: para mim, um sonho inverossímil realizado. Seria o mesmo que falar de um grande amor e contar dos percalços para atingir a glória da conquista, aquele beijo maravilhoso que o cinema americano colocava antes do ‘the end”. Tratando da informática presente no Brasil, disse André Carneiro: “Sou um usuário e ignorante cibernético. Ainda não estou convencido da difusão do livro virtual. E o que isso tem a ver com o ‘Tentativa’? Tem a ver que o nosso jornal literário foi um empreendimento extraordinário na época que pequenas cidades do interior não tinham possibilidades de conseguir colaboração e difusão como conseguimos: Aldemir Martins fez o título, Oswald de Andrade a apresentação, as molas iniciais para o sucesso... Afinal, o César e eu morávamos em Atibaia, minha rua era de terra, São Paulo ficava a três horas de distância, nossa ingenuidade, junto de nossa paixão abria caminhos... Nós não sabíamos que Graciliano Ramos não dava entrevistas, mas lá fomos ao Rio e conseguimos – e teve grande repercussão. Carlos Drummond de Andrade nos recebeu e logo foi perguntando como ia o Leão Profeta?” Ele recebia o jornal “O Atibaiense” e sabia novidades da cidade. “Um jornal de Lisboa publicou uma crônica que afirmava, em Atibaia, uma pequena cidade perto de São Paulo, havia um movimento literário muito superior ao de Lisboa. Pura ilusão portuguesa, mas isso nos enchia de orgulho”, disse André Carneiro.  Em março de 2014, André Carneiro, aos 92 anos de idade, esteve em Atibaia para receber homenagem durante a realização da 1ª edição da Semana André Carneiro, vindo a falecer em novembro do mesmo ano. Inseriu-se no mundo das artes, da literatura, e o caminho inicial foi Atibaia. Na orelha do livro “Quânticos da Incerteza” há uma referência: Volta Ao Mundo. Partida: Atibaia, 1959. Daí a extensa bibliografia de autoria de André Carneiro: poesias, prosas, antologias poéticas e de contos, ensaios, críticas, filmografias, roteiros, obras adaptadas ao cinema ou TV - na Imensa Volta Ao Mundo, através da arte e literatura.

Memória é nevoeiro,
Tento a raiz do intento
e me perco.
Fato é átomo
cercado de fogo fátuo.
Cada reflexo
fica impresso
nos agoras antigos.

A “Semana André Carneiro”, criada em 2014, parceria entre o “Instituto de Arte e Cultura Garatuja” e a Prefeitura da Estância de Atibaia; com a inauguração do “Centro Cultural André Carneiro”, na Rua José Lucas, 28, em 17 de novembro de 2018, na administração Saulo Pedroso, deram amplitude de conhecimento às obras do representativo artista de Atibaia.  Márcio Zago, fundador do Garatuja, é o curador da Semana André Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário