sábado, 30 de abril de 2022

Programação da 9a Semana André Carneiro - Edição comemorativa

Quinta-feira, dia 05 de maio de 2022

Oficina de fotografia com a fotógrafa Alline Nakamura - Tendo como ponto de partida as fotos de André Carneiro, os conceitos básicos da fotografia serão trabalhados com celular através de caminhada fotográfica nos arredores do local onde ocorrerá a atividade. Oficina de literatura com a escritora Juliana Gobbe - A proposta é aproximar os participantes com a obra do homenageado a partir do livro EspaçoPleno, e a partir daí construir poemas/objetos.

Os materiais produzidos irão compor a exposição André Carneiro e os Oficinandos - Releitura Artística que será montada no Centro Cultural André Carneiro. 

Sexta, dia 06 de maio de 2022 - Abertura oficial

Local: Cine Itá - Horário 20 horas

Apresentação musical com Tiane Tessarolo, acompanhada do violão e guitarra de Eliezer Guilherme, e recital de poemas do homenageado na interpretação de Juliana Gobbe.

Inauguração da Exposição O Modernismo em Atibaia - A exposição recria o universo estético da exposição modernista que ocorreu em Atibaia em 1950 e 1955, no Clube Recreativo Atibaiano e no saguão do Cine Itá respectivamente. A exposição reuniu originais dos mais destacados expoentes do modernismo nas artes plásticas nacionais.

Lançamento do Prêmio Semana André Carneiro de Literatura - Este primeiro Prêmio será oficialmente lançado neste dia e durante o transcorrer do ano serão realizados regulamento, divulgação do evento e seleção dos participantes, etc. A premiação será no ano seguinte, na abertura da 10a edição, em 2023. Esta ação contará com o apoio do Coletivo Kalúnia.

Lançamento do Caderno da Semana edição especial - Em sua oitava edição, o Caderno da Semana irá abordar a influencia dos modernistas na formação cultural do município através das ações realizadas em 1950 e 1955 em Atibaia. Trará também um artigo sobre a obra gráfica do homenageado presente nas inúmeras capas de livro que realizou ao longo da vida. 

Sábado, dia 07 de maio de 2022  - Local: Cine Itá - Horário 20 horas

Exibição do longa-metragem Alguém baseado no conto “O Mudo”, de André Carneiro. Direção: Júlio Silveira, com Nuno Leal Maia, Myrian Rios, Ewerton de Castro. Produção César Mêmolo (LYNXFILM). Mmúsica: Théu de Barros. No final da apresentação um bate papo sobre a obra.

Domingo, dia 08 de maio de 2022 - Local: Centro Cultural André Carneiro - Horário 16 horas

Serão inauguradas quatro pequenas exposições:

Tentativa - Serão expostas as treze edições originais do jornal literário “Tentativa”, produzida em Atibaia por André Carneiro, Dulce Carneiro e César Mêmolo Jr. entre 1949 e 1950. O jornal é um legítimo representante da chamada “Geração Modernista de 45”.

A arte fotográfica de André Carneiro - As fotos presentes estão no livro “Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas” onde André revela situações por trás das fotos, além de causos e histórias sobre o tema. Em muitas delas Atibaia é cenário e antigos moradores os protagonistas. Teremos também algumas imagens do livro “André Carneiro Fotografias”. André Carneiro figura entre os precursores da Fotografia Moderna no Brasil, ao lado de fotógrafos brasileiros consagrados

André Capista - Uma das facetas menos conhecida do multiartista André Carneiro é sua incursão pelo mundo das artes gráficas. A exposição traz inúmeras capas produzidas pelo artista ao longo da vida.

André Carneiro e os Oficinandos - Releitura Artística - Reúne o resultado das oficinas de fotografia e literatura ocorridas no inicio da programação.

Na abertura estaremos promovendo o evento Exposição Comentada, que propõe um bate papo sobre o material exposto. As exposições “A arte fotográfica de André Carneiro” e “André Carneiro e os Oficinandos - Releitura Artística” será conduzida pela fotógrafa Alline Nakamura e a escritora Juliana Gobbe. As exposições “Tentativa” e “André Capista” pelo curador Márcio Zago.

Segunda e terça, dias 09 e 10 de maio de 2022

Evento on line com acesso na página página do youtube do Garatuja - Horário 20 horas.

Live com escritores sobre a obra literária do homenageado, onde serão abordados, tanto o obra de ficção, como poética do artista. A mediação será de Nelson de Oliveira, com a participação do editor Silvio Alexandre, dos escritores Osvaldo Duarte, Roberto Causo e Ramiro Giroldo.

Quarta, dia 11 de maio de 2022 

Evento on line com acesso na página na página do Youtube do Garatuja - Horário: 20 horas.

Com o tema O ato de criação cine fotográfico de André Carneiro, as professoras Josette Monzani e Ana Luiza Gambardella farão uma reflexão sobre a produção artística do homenageado nas áreas de cinema e fotografia. Josette Alves de Souza Monzani é professora do Programa de Pós Graduação em Imagem e Som da Ufscar. Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, SP, com pós-doutorado em Cinema pela ECA, USP. Pesquisa processos de criação e transcriação cinematográficos.

Quinta, dia 12 de maio de 2022 - Local: Auditório da FAAT - Horário: 20 horas

Com o título "André Carneiro, Parapsicólogo e Hipnotizador" o psicoterapeuta Paulo Urban fará uma palestra sobre o tema para estudantes universitários da área.

Sexta, dia 13 de maio de 2022 - Local: Centro Cultural André Carneiro - Horário 20 horas

Fechando a programação teremos mais um evento da série Depoimentos, onde a ideia é reunir pessoas que conheceram ou que tenham histórias a respeito de André Carneiro visando o registro da conversa para permanecer como arquivo.

Os painéis do ExpoRua, produzidas em 2014 ficaram expostos na frente do Centro Cultural André Carneiro durante todo o evento.

A realização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Coletivo André Carneiro e do Instituto de Arte e Cultura Garatuja com curadoria de Márcio Zago. Agende e participe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário