domingo, 11 de setembro de 2016

Mostra O Cinema Nacional de Ficção Científica e Mostra Linxfilm

Na edição passada a filmografia de ficção cientifica nacional ganhou destaque na programação da Semana André Carneiro. Foram apresentados filmes raros e cultuados como Quinto Poder de Alberto Pieralise e Alguém, de Júlio Silveira. Nessa 3ª edição a mostra O Cinema Nacional de Ficção Científica continua com os filmes O Efeito Ilha e Parada 88. Essa proposta está presente em função do homenageado ter estreita ligação com o tema. André Carneiro é considerado o mais importante escritor nacional de ficção cientifica. No Brasil houve poucas produções cinematográficas voltadas ao tema, daí a importância dessa mostra, que oferece um pequeno panorama do que foi produzido nas décadas de sessenta, setenta e oitenta e noventa, percorrendo diferentes leituras do imaginário do futuro. Em seguida acontece a Mostra Linxfilm. Esse evento é uma homenagem ao trabalho de César Mêmolo Júnior. César foi integrante do movimento cultural ocorrido na dedada de quarenta, em Atibaia, que culminou em importantes realizações que perduram até hoje, como a criação da Biblioteca Pública e do jornal literário Tentativa. Seu trabalho literário, mais tarde, deu lugar ao interesse pelo cinema. Foi assistente de direção do filme Candinho, de Mazzaropi, logo em seguida passa a trabalhar com Adolfo Celi. Ganha um concurso e vai pra Itália estudar no Centro Sperimentale de Cinematografia, em Roma. Volta pro Brasil e dirige o longa-metragem Osso, Amor e Papagaio. Em 1957 monta em São Paulo a produtora Lynce Filmes, especializada em comerciais para televisão. O nome propunha dar continuidade à tradição dos negócios paternos em Atibaia, cujo nome era Lynce Ltda. Mais tarde a Lynce Filmes foi renomeada Linxfilm tornando-se a mais importante produtora da época. Com o sucesso obtido na atividade da propaganda, a Linxfilm, por influência de César Mêmolo Júnior, volta-se para a produção cinematográfica. Foram dez produções: Vozes do Medo (1070), O Predileto (1975), O Seminarista (1976), Contos Eróticos (1977), As Filhas do Fogo (1978), Diário da Província (1978), O Sol dos Amantes (1979), Ato de Violência (1980), Alguém, (1980) e O Homem do Pau Brasil (1981). Destaque para o filme O Seminarista, lançado comercialmente em Atibaia, e Alguém, roteiro baseado no conto O Mudo, de André Carneiro. Alguns desses filmes irão ser exibidos na Mostra Linxfim.

Programação

O Cinema Nacional de Ficção Científica


Dia 17 de setembro - Sábado - 19 horas no IAC Garatuja
O Efeito Ilha - 1994 - Direção de Luis Alberto Pereira

Após a descarga elétrica provocada pela queda de um raio em noite de forte tempestade, João William perde os sentidos para, depois de acordar, se ver prisioneiro de um insólito fenômeno: sua vida passa a ser transmitida 24 horas por dia pela TV. Para o desespero dos telespectadores que, em plena Copa do Mundo de Futebol, não conseguirão acompanhar os jogos da seleção: simultaneamente todos canais passam a transmitir os detalhes indiscretos do dia-a-dia da vida do protagonista por meio de alguma câmera  oculta onisciente e onipresente. Assim como o conto Escuridão, de André Carneiro, tem todos os elementos para provar sua condição de plagiado no livro Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago, pode-se dizer o mesmo do filme O Efeito Ilha, de Luís Alberto Pereira, em relação ao filme Show de Truman, de Peter Weil. O filme antecipou em alguns anos o tema das consequências da exposição midiática da vida privada, via reality shows da vida. Só por esse motivo já vale a pena ser visto.


Dia 18 de setembro - Domingo - 19 horas no IAC Garatuja
Parada 88 – Limite de Alerta - 1970 - Direção de José de Anchieta

Os moradores da cidade de Parada 88, contaminada no ano de 1994 devido a explosão do reator de uma indústria química, vivem em túneis de plástico, único meio de vida que pode garantir sua sobrevivência, já que o oxigênio, que tornou-se um bem de consumo. Certo dia, Joaquim ganha um sorteio que lhe dá dinheiro suficiente para pagar pelo seu oxigênio e o de sua família; mas, para pegar o prêmio, ele precisará ir até as ruínas da fábrica para coletar notícias de um grupo de aventureiros especialistas em contaminação postados no local. As criticas ao filme recaem em relação às falhas no roteiro, mas vale a pena ser visto pelo inusitado do tema e pelo fato de ser esse o primeiro filme assumidamente de ficção cientifica nacional com ares cyberpunk e pós apocalíptico. Segue uma chamada no Fantástico, de 1977.



Mostra Linxfilm

Dia 19 de setembro - Segunda - 19 horas no IAC Garatuja
Osso, Amor e Papagaio - 1957 - Direção de César Mêmolo Júnior e Carlos Alberto de Souza Barros.

Os habitantes de Acanguera têm o hábito de empinar papagaio todas as tardes. Um dia, durante uma festa em que o povoado festeja a paz política entre o prefeito e o líder da oposição, morre o coveiro. Escolhendo seu sucessor, prefeito e oposição brigam outra vez. Daí por diante, começa a morrer tanta gente que há dois a três enterrados por dia no pacato povoado. Surge então um personagem estranho, todo vestido de preto. As especulações crescem em torno do homem misterioso. Mas o segredo que aquele estranho homem carrega vai deixar a todos completamente impressionados e vai virar a vida da cidade de cabeça para baixo. O roteiro é uma adaptação do conto A nova Califórnia, de Lima Barreto. O filme é considerado um clássico da comédia nacional e tem direção de César Mêmolo Junior e Carlos Alberto de Souza Barros.


Dia 20 de setembro - Terça - 19 horas no IAC Garatuja
As Filhas do Fogo - 1978 - Direção de Walter Hugo Khouri

Ana, jovem estudante de São Paulo, chega a Gramado, RS, para visitar sua amiga Diana, que mora numa mansão com dois empregados e uma governanta. A mãe de Diana morreu há alguns anos e seu pai, viajando frequentemente, pouco permanece em casa. Passeando pelos bosques da mansão, Ana e Diana encontram Dagmar, uma vizinha que se dedica à Parapsicologia, realizando experiências para captar vozes de pessoas mortas. Após o encontro, as amigas passam a viver estranhas situações. Um mendigo, que procurou a casa em busca de trabalho e comida, aparece morto no bosque. Convidadas para um baile na casa de Dagmar, Ana e Diana encontram a anfitriã na companhia de Sílvia, a falecida mãe de Diana. Durante a festa Ana morre misteriosamente e Diana, desesperada, mata Dagmar. Tentando fugir da casa, Diana encontra as portas trancadas e as janelas tomadas por estranha vegetação. Quando o dia amanhece, a casa está repleta de folhagens, incorporada à Natureza e ao espetáculo da vida e da morte.


Dia 21 de setembro - Quarta - 19 horas no IAC Garatuja
O Seminarista - 1977 - Direção de Geraldo Santos Pereira

Pelos idos de 1920, no interior de Minas Gerais, uma grande amizade de infância une Eugênio e Margarida. Eugênio tem 13 anos e é filho do Capitão Antunes, dono de uma bela fazenda nos arredores de Ouro Preto; Margarida vive na fazenda e é filha de uma viúva agregada. Mas os pais de Eugênio querem ver o filho padre e enviam-no para o Seminário do Caraça. Ele sofre com a mudança, principalmente por causa de Margarida. Dedica-lhe ardentes versos de amor, que provocam a reprimenda dos padres. Anos depois, Eugênio volta e seu encontro com Margarida é emocionante. Ela é agora uma linda moça e eles se entregam de corpo e alma a uma desvairada paixão, e o Capitão sugere que Margarida se case. Como a moça recusa, tem de abandonar a fazenda em companhia da mãe. Eugênio, depois de ordenado, volta para casa e toma conhecimento de tudo. Celebra sua primeira missa e deixa a batina para sempre. O filme foi baseado no livro O Seminarista de Bernardo Guimarães e teve seu  lançamento em Atibaia, em 1976.


Dia 22 de setembro - Quinta - 19 horas no IAC Garatuja
Vozes do Medo – 1969 a 1973 – Vários diretores

A juventude paulistana de 1970, seus medos, angústias, incertezas, anseios sociais e filosóficos, focalizada em episódios organizados de maneira de uma revista: ensaio, crítica,crônica, inquérito, reportagem, história em quadrinhos, depoimento. Os 12 diretores mesclam cinema-atualidade com ficção, desenho animado, realismo fantástico e uma infinidade de outras tendências e manifestações caracterizadas pela livre expressão do pensamento. Um mural sobre o Brasil da década de 70. Uma experiência de liberdade. Primeiro filme da produtora Linxfilm, Vozes do Medo, foi uma ousadia para a época, período bravo da ditadura militar. Aloysio Raulino (fotógrafo do documentário Oi Lá no Céu!, do Instituto Garatuja) conta numa entrevista: era um filme enorme, tinha quase três horas de duração, com muitos episódios, uma produção bastante ambiciosa. (...) o César Mêmolo foi a pessoa que comprou a ideia de uma maneira muito corajosa para a época, muito rara para a época, por ser a Lynxfilm uma produtora grande de publicidade, sem o perfil de produção independente... Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário