terça-feira, 10 de maio de 2022

Hoje tem live sobre a obra literária de André Carneiro

Nesta terça, dia 10 de maio, dando continuidade a 9ª Semana André Carneiro a temática abordada será a obra literária do artista homenageado. Conduzida pelo escritor e agitador cultural Nelson de Oliveira, teremos a participação de Osvaldo Duarte e Silvio Alexandre, que irão falar da importância do jornal “Tentativa” e a participação de André Carneiro no Primeiro Congresso Brasileiro de Poesia, além de outros assuntos. A live começa às 20 horas e será transmitida pelo canal do Youtube do Garatuja. A realização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Coletivo André Carneiro e do Instituto de Arte e Cultura Garatuja. Agende e participe!







Silvio Alexandre - Editor e gestor cultural com formação em Letras pela USP. Trabalha como consultor editorial e parecerista, além de desenvolver projetos editoriais junto a várias editoras. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica e de quadrinhos como a Coleção Zenith (Editora Aleph), publicando autores como Wiliam Gibson, Bruce Sterling, Orson Scott Card, Arthur C. Clarke, André Carneiro, entre outros; e a Coleção Star Trek (Editora Aleph). Nos quadrinhos criou a coleção Ópera em Quadrinhos (Editora Scipione); e coordenou Hamlet (DCL), A Luneta Mágica (Panda Books), entre outras. Foi editor executivo da Devir Editora; da Editora Mercuryo e da Editora Aleph especializada em ficção científica. Foi gerente de marketing nas editoras Conrad e do selo Pixel, da Ediouro. Curador e organizador de vários eventos literários como o Festival de Quadrinhos da Fnac; do Prêmio Fnac Novos Talentos – Quadrinhos; do "Paulista em Quadrinhos", da Secretaria de Estado da Cultura (SP). Foi jurado em Festivais Internacionais de Humor e Quadrinhos. É o criador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica, o mais prestigiado evento do gênero no Brasil e referência no mercado editorial; membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX, o principal prêmio dos quadrinhos no país. Na área acadêmica foi pesquisador/bolsista do CNPq, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – FFLCH com o projeto “Jeronymo Monteiro: uma precursora visão da Literatura Brasileira de Ficção Científica”. Foi convidado para apresentar o projeto na 52º Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica), na Universidade de Brasília, em 2000.





Osvaldo Copertino Duarte - Graduado em Letras pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Doutor em Letras pela mesma Universidade. Professor da Universidade Federal de Rondônia com experiência na área de Letras, ênfase em Teoria, Crítica e Análise Literária. Líder do grupo de pesquisa Mapa Cultural – Centro de Estudos em Cultura e Artes onde desenvolve, com apoio do CNPq, a pesquisa O Projeto crítico de Antonio Candido: tensões de um método fronteiriço. É coordenador do curso de doutorado interinstitucional (Unir/Unesp) em Letras. PRÊMIOS. Prêmio Blocos de Literatura. Juri: Astrid Cabral (Tradutora - Brasil), Fernando T. Meneses (Dramaturgo – Estados Unidos), Marc Fortuna (Comissão de ética da Internet – Inglaterra). Org.: Leila Miccolis e Urhacy Faustino. Editora Blocos, Rio de Janeiro, 2000. Concurso Literário da Cidade de Amora, Portugal – 2000. “As Mulheres na sociedade dos homens”. Amora, Portugal, 2000. Prêmio Nacional de Literatura “Ferreira Gullar” – Concurso Nacional Poesia Viva – 3º Lugar. UAPÊ Espaço Cultural Barra – Rio de Janeiro, 1999. Prêmio Moutonnée de Literatura – Concurso Nacional Poesia Viva – 2º Lugar. Secretaria de Cultura e Turismo. Salto. São Paulo, 1999. REALIZAÇÕES. Criação do SELL – Seminário de Estudos Literários da UNIR, Criação da Revista Instrumento Crítico – Rev. de Estudos da Linguagem, Criação do SEL – Seminário de Estudos Literários – Unesp – São José do Rio Preto. (Coordenador da Primeira edição do evento, 2001), Criação do Curso de Pós Graduação - Especialização em Letras “Literatura, Teoria e Metodologias Literárias”. Reformulado e implantado como curso institucional de modalidade regular em 2003 como “Curso de Pós-Graduação em Letras – Estudos Lingüísticos e Literários”, Criação do Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Letras – Teoria da Literatura – Convênio Interinstitucional Unir / Unesp. Vilhena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário