quarta-feira, 4 de maio de 2022

Oficina de fotografia e de literatura na 9ª Semana André Carneiro

Antecedendo a abertura oficial da 9ª Semana André Carneiro, acontece nesta quinta feira, dia 05 de maio, quatro oficinas distribuídas nos períodos da manhã e da tarde. Duas oficinas fotográficas terão a orientação da fotógrafa Alline Nakamura, tendo como ponto de partida as fotos de André Carneiro. Os conceitos básicos de fotografia serão trabalhados com celular através de caminhada fotográfica nos arredores do local onde ocorrerá a atividade. A parte literária será ministrada pela escritora Juliana Gobbe, que realizará duas “oficinas poema-objeto” aproximando os participantes da obra do homenageado a partir do livro “EspaçoPleno”. A proposta é a produção de objetos expressivos. Estes materiais, além das fotos resultantes das oficinas de fotografia, irão compor a exposição “André Carneiro e os Oficinandos - Releitura Artística” que ficará no Centro Cultural André Carneiro. As oficina são voltados para os jovens e acontecerão na Estação Sesi - Atibaia. Todas as vagas foram preenchidas pelos participantes do Senac. 



Alline Nakamura - Artista visual e professora. Vive e trabalha em Atibaia/SP. Doutoranda e mestra em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Em 2014 publicou seu livro De longe, de perto, com o apoio do ProAC. É integrante do Clube Atibaiense de Fotografia desde 2005. Realizou três oficinas culturais/videoaulas entre 2020 e 2021, amparados pela Lei Aldir Blanc, via COMPOCAT - Conselho Municipal de Políticas Culturais e Secretaria de Cultura de Atibaia. Ministrou caminhadas fotográficas nas cidades de Atibaia, Mococa e Pilar do Sul/SP. Atualmente, coordena o projeto de exposições fotográficas Vistas de lá e cá, atualmente em exposição no Cine Itá, em Atibaia, de 4 de junho a 14 de julho de 2021 (via Proac Lab/Aldir Blanc). Vistas de lá e cá vai itinerar para Lins-SP no segundo semestre). Realizou três exposições individuais: Em obras, do projeto Vistas de lá e cá (exposição visual aberta ao público até 05 de agosto de 2021), com desenho curatorial feito pela artista, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, Atibaia/SP; Transluzires (2011), com curadoria de Stênio Soares, na Galeria de Arte Archidy Picado, João Pessoa/PB; e o Projeto Mezanino de Fotografia (2004), com curadoria de Tadeu Chiarelli, no Itaú Cultural, São Paulo/SP. Entre as coletivas, participou das mostras Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, em BelémPA (2020); O V O Grupo Têmpera Convida, no Casa Cultural Villa Ritinha, em Recife (2019-2020); EXISTIRESITIR – Floripa na Foto (2019), em Florianópolis/SC; Olhar Incomum: Japão Revisitado no MON (2016), em Curitiba/PR; 13 Fotógrafas: o olhar feminino na Incubadora de Artistas (2014), na Incubadora de Artistas, em Atibaia/SP; VC MOSTRA SP (2013), na 4ª Mostra Samsung, em São Paulo/SP; Projeção Noturna - Portfólio em Foco (2012), no 8º Paraty em Foco, em Paraty/RJ; 6º Salão de Artes Plásticas de Suzano (2010), em Suzano/SP; 7º Festival Internacional da Imagem Fotográfica, em Atibaia/SP, onde recebeu prêmio aquisição; e Povos de São Paulo (2004) na Galeria Olido, em São Paulo/SP. 


Juliana Gobbe é doutoranda em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Como articulista cultural fundou em 2009 na cidade de Atibaia o Coletivo Abraço Cultural cujo objetivo centra-se no trabalho com a arte em suas mais diversas manifestações. Como escritora lançou em 2012 o livro de poesias Óculos de Marfim com poesias épicas em homenagem aos trabalhadores da construção civil. Em 2013 lançou o blogue Tecendo em Reverso que traz como proposta entrevistas com intelectuais e pesquisadores brasileiros. Em sua atuação por sete anos na rede pública de ensino, desenvolveu Fóruns de Leitura com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura em crianças e jovens. Dentre suas atividades também estão dois documentários: HISTEDBR 30 anos,Estes pés têm raízes e a nanometragem: Brecht - No caminho da pedra 1. No ano de 2018 atuou como pesquisadora no International Institute of Social History em Amsterdã na Holanda. Atualmente coordena as atividades do coletivo literário Kalúnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário