terça-feira, 28 de abril de 2020

O modernismo chega a Atibaia

Aldo Bonadei - Paisagem de Itanhaém
Óleo sobre tela - 46 x 56,5 cm - 1943 






















Há exatos setenta anos Atibaia recebia obras originais dos maiores artistas modernistas da época e hoje ícones da cultura nacional: Guignard, Oswald de Andrade Filho, Franz Weissmann, Cicero Dias, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Flexor, Anita Malfatti, Aldemir Martins, Sergio Milliet, Walter Levy, Livio Abramo, Carlos Scliar e Oswaldo Goeldi são alguns dos participantes. A “Primeira Exposição Coletiva de Pintura de Atibaia” ocorreu no saguão do recém-inaugurado Cine Itá.  Promovido por André Carneiro, sua irmã Dulce e Ruth Diem, a exposição foi inaugurada dia 28 de junho de 1950. Um dos organizadores foi Aldo Bonadei, encarregado da curadoria.

Aldo Cláudio Felipe Bonadei (1906 - 1974) foi pintor, designer, gravador, figurinista e professor. A partir de 1935, integra o Grupo Santa Helena, com Mario Zanini, Rebolo, Pennacchi, Alfredo Volpi, entre outros. Pinta principalmente naturezas-mortas e paisagens urbanas e suburbanas de São Paulo, temas que se tornam constantes. Destaca-se em suas obras do período o diálogo constante com a obra de Paul Cézanne, no tratamento da cor e no uso da pincelada. Na década de 1940, leciona pintura e trabalha como figurinista, criando modelos para vestidos e desenhos para bordados. Em seguida, sob o impacto da abstração interessa-se pelo cubismo e a tensão entre o figurativo e o abstrato, que permanece em sua produção posterior. O interesse por diferentes áreas leva-o a desenvolver atividades em poesia, moda e teatro. O artista tem importante atuação, entre os anos 1930 e 1940, na consolidação da arte moderna paulista sendo um dos pioneiros no desenvolvimento da arte abstrata no Brasil. Aldo Bonadei participou ativamente do jornal literário "Tentativa", de Atibaia, ilustrando poemas e contos com gravuras produzidas especialmente para o jornal. De sua amizade com André Carneiro nasceu à proposta de organizar na cidade esta exposição, trazendo para cá os mais importantes artistas modernistas da época. Muitos em inicio de carreira.

Em maio acontece a 7ª Semana André Carneiro e na programação uma exposição virtual recriando a “Primeira Exposição Coletiva de Pintura de Atibaia”. A exposição estará no site da Câmara, organizado pelo Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Atibaia e do jornalista Luiz Gonzaga Neto. Acompanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário