segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Olaria, de César Mêmolo Júnior

O documentário A Olaria, de César Mêmolo Júnior, foi realizado em Atibaia no ano de 1950 e registra a fabricação de tijolos pelo “sistema primitivo”, como descrito no próprio filme. Esse foi o terceiro filme produzido por ele e rodado na Olaria Lynce, de propriedade do seu pai, o empresário César Mêmolo.

Em 2005 o Instituto Garatuja produziu o vídeo Oi Lá no Céu! de Rubens Xavier e Élsie da Costa, sobre as Congadas de Atibaia, onde também consta um breve registro do processo de fabricação de tijolos. As imagens foram colhidas em função do contexto em que vivem os participantes da congada vermelha, do bairro do Portão. Muitos congadeiros moram na própria olaria, onde também acontecem os ensaios do grupo. No passado a maioria dos integrantes dessa manifestação eram empregados e moradores das olarias da região.

Ao comparar os dois filmes, separados por mais de sete décadas, constata-se que infelizmente quase nada mudou. O crescimento urbano, ainda hoje, vem de mãos calejadas de trabalhadores que, muitas vezes, não tem sequer uma casa para morar. Veja o vídeo Oi lá no Céu!


Um comentário: