quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A Semana André Carneiro será oficializada.

Márcio Zago, curador da Semana André Carneiro, fazendo
uso do espaço Tribuna Livre, na Sessão da Câmara.
Teve inicio no último dia 05 de setembro a Mostra A Arte Fotográfica de André Carneiro no saguão da Câmara Municipal de Atibaia. Ela abriu a programação da 3a Semana André Carneiro e contou com a colaboração do jornalista Luiz Gonzaga Neto. A abertura oficial da Semana acontece dia 16 de setembro, sexta-feira, às 20 horas no Centro de Convenções Victor Brecheret. A mostra da Câmara fez enorme sucesso na edição passada, sendo uma oportunidade para quem perdeu ou quer rever o que de melhor se produziu na região. André Carneiro tinha uma visão privilegiada para a fotografia, atividade que exerceu durante toda vida. Seu nome figura entre os precursores da Fotografia Moderna no Brasil, ao lado de fotógrafos brasileiros consagrados como Thomas Farkas, Geraldo de Barros, German Lorca, Eduardo Salvatore, Chico Albuquerque, Madalena Schwartz, José Yalenti, entre outros. As imagens integram o livro Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas, lançado em 2009 pelo editor Valdir Rocha e revela situações por trás das fotos, além de causos e histórias sobre o tema. Em muitas delas Atibaia é cenário e antigos moradores os protagonistas. Nesse dia também aconteceu a Sessão da Câmara, onde o curador da Semana, Márcio Zago, usou o espaço da Tribuna Livre para falar sobre as propostas da Semana André Carneiro e a relação do homenageado com a cidade de Atibaia. O tema foi muito bem recebido entre vereadores e público presente. No final da sessão o vereador Paulo Catta Preta (PV) se prontificou a oficializar o evento, inserindo-o no calendário cultural da cidade. Fato que contribuirá na  continuidade da proposta, oferecendo respaldo institucional e condições efetivas para pleitear dotação orçamentária do município. As limitações financeiras foram um dos fatores que impediram, até agora, a implantação da Semana André Carneiro como previsto em sua concepção original. Nela a participação dos artistas locais e regionais, através de mostras, concursos e editais, seriam de suma importância para a expansão e envolvimento da cidade em suas atividades. O curador da Semana agradece a prontidão e seriedade do vereador ao somar esforços no sentido de legitimar a importância do artista e sua obra para a cidade de Atibaia. A 3ª Semana André Carneiro tem a realização do Instituto de Arte e Cultura Garatuja e Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Secretaria de Cultura e Eventos.


















2 comentários:

  1. Obrigado Márcio, por lembrar o pioneirismo e qualidade da obra do André Carneiro! É relaxante e inspirador morar na cidade em que ele nasceu, morou e realizou grande parte da sua criatividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tô. Você é um dos tocados. Espero que outras pessoas descubram sua obra e sejam tocados também. Também espero você dia 16, na abertura do evento. Abração querido.

      Excluir